07/04/2009

AREAIS CAUSAM DESTRUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE EM ILHÉUS.

Lavras de areais e barro causam um rastro de destruição ao meio ambiente em Ilhéus. O município possui seis areais, todos embargados pelo Ibama. Quatro funcionam sustentados em liminares judiciais ou se aproveitam de falhas ou deficiências na fiscalização feita por órgãos ambientais.



Um desses exemplos está localizado no quilômetro 10 da rodovia Ilhéus-Una. Do lado direito da pista, dois quilômetros e meio mata adentro, dunas com vegetação herbácea e arbustiva endêmica são destruídas. Especialistas afirmam tratar-se de um bioma pouco conhecido. A sua preservação é ameaçada pela exploração ilegal feita pelo areal Jurumeira.

A área está altamente comprometida pelo elevado nível de erosão do solo, como comprovam as fotos. A informação de ambientalistas é de que a licença para o areal está vencida. As dunas e a vegetação são também destruídas pelo vai-e-vem de caçambas e o lançamento de entulhos e lixo industrial na estrada de acesso.

As licenças para exploração são liberadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Uma equipe do órgão federal ligado ao Ministério das Minas e Energias está no sul da Bahia e a expectativa é de que o DNPM faça vistoria em todos os areais ilheenses.


(É um abusdo o que estas pessoas estão fazendo com o nosso meio ambiente, mas o troco quem vai da é a própria MÂE NATUREZA