13/04/2009

Grupo De Teatro Relativo Estréia Nova Peça

O Grupo de Teatro Relativo, próximo a comemorar 7 anos de existência, estará se apresentando em diversas escolas da rede municipal de ensino a partir do próximo dia 27 de Abril, com a peça A Onça e O Bode no elenco Estão Ana Paula Souza e Wallace Nazário, na Sonoplástia Junior Souza a Direção fica por conta de Jefferson Costa. Uma divertida peça que envolve crianças e adultos em uma história de amizade e união, onde os personagens - título, apesar de suas naturais diversidades, trabalham juntos na construção de uma casa, o texto fala ainda sobre os problemas sofridos com a Dengue. Com a moradia pronta, a onça e o bode passam a dividir um ambiente de rivalidade e intrigas, iniciando uma disputa de poderes e de território. Destroem a própria construção, mas acabam se tornando grandes amigos. O texto, baseado na obra de Vinicius de Morais, une poesia, trocadilhos e rima com muito humor, dando exemplos de respeito às diferenças, a história traz como moral a ideia de que todos os problemas podem ser superados com bom senso e harmonia. Momentos de conflitos e situações engraçadas mantêm a atenção fixa do público, divertindo e promovendo o aprendizado.

Proposta Pedagógica: A grande proeza desta montagem é sobre seu conteúdo de texto, que enfatiza e explica para a criança sobre a criação e utilização das rimas, valorizando e divulgando a poesia. Culmina ainda com a mensagem de que os problemas podem ser solucionados com bom senso e harmonia.
Proposta de Encenação: O texto concebido de um estilo poético é alternado com situações bem engraçadas, típicas da convivência de serem bem diferentes. O jogo de rimas, trocadilhos e ditos populares, enriquecem a encenação que pode ser levada em espaços alternativos diversificados.
O Grupo a cada ano que se passa vem se destacando no cenário artístico de nossa região, com montagens de peças de cunho educativos e sociais como: Os Três Porquinhos, A Floresta Encantada, A Pantera Cor de Abóbora, além de 3 premiações nos festivais promovidos pela FICC Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania.