04/05/2009

E O DRAMA CONTINUA NA CENTRAL DO SUS


novo cronograma de marcação de exames pelo SUS em Itabuna não reduziu muito o sofrimento dos usuários nas filas na Central de Regulação e nas unidades básicas de saúde.Ontem, em pleno domingo, flagromos mais uma vez a situação penosa de diversas pessoas (idosos e criança, inclusive), que foram para a Unidade Básica de Saúde do bairro Califórnia pela manhã, para assegurar o atendimento no dia seguinte.
Hoje, este blogueiro esteve na Central de Regulação, onde o sistema de marcação de exames pode receber diversos adjetivos, menos o de “organizado”.
Leonardo Santos, 19 anos, parecia um “zumbi” depois de passar a noite em claro em frente à Central. ”Cheguei às 9h20min da noite e já tinha umas 40 pessoas na minha frente. Aqui não dá pra dormir”, relatou o jovem, que foi guardar o lugar na fila a pedido de uma cunhada.
Passar a noite na fila não é garantia de ter o exame marcado. Muitos são os que voltam para casa frustrados. Os que mais sofrem, como já denunciou o promotor Clodoaldo da Anunciação, são os idosos e pessoas com deficiência física, que são praticamente atropelados quando as portas das unidades se abrem. Nessa hora, a fila se desfaz em ”muvuca”.
O esquema de atendimento prossegue até o dia 8. Salve-se quem puder.