23/11/2009

ITABUNA A CAMINHO DO TRI



O Ministério da Saúde ainda não divulgou os dados nacionais, mas as notícias vindas de Brasília indicam que, pela terceira vez, Itabuna será a campeã nacional em índice de infestação da dengue.

De acordo com fonte do Ministério, os 10,9% aferidos no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) em Itabuna é o maior do Brasil em 2009.

O índice é bem menor do que os registrados em 2006 e 2008 (16,5 e 17%, respectivamente), embora revele que a cidade pouco aprendeu com as crises e, principalmente, com a epidemia que matou nove pessoas e contaminou outras 15 mil só em 2009.

Os dados do LIRAa 2009 serão divulgados nesta semana pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A Bahia é o estado onde foram registrados mais casos de dengue neste ano, cerca de 120 mil.

Apesar da ameaça de epidemia ainda mais forte em 2010, o município praticamente está sem comando no combate à dengue. O coordenador de combate a endemias, Sandovaldo Menezes, caiu em desgraça ao afirmar que agentes que fizeram falsos registros de visitas domiciliares não foram demitidos porque têm “proteção política”.

As articulações de final de semana indicam que ele será substituído pelo técnico Gilmar Carlos. Há quem goste, mas existe uma legião de críticos ao trabalho do novo nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário