23/08/2009

O BBB NA EMASA

Burgos e Brito querem Barbosa na Emasa
como forma de atingir objetivos comuns. Segundo fontes próximas ao grupo, uma reunião foi feita, na casa de Roberto Barbosa, empresário e ex-candidato a prefeito pelo PP, para traçar uma estratégia com o objetivo de tirar do cargo o atual presidente Alfredo Melo.
Para ficar mais claro, os personagens que se reuniram são o advogado e secretário municipal da Fazenda Carlos Burgos, o deputado federal Roberto Brito e o empresário Roberto Barbosa, que estariam unidos no esforço de mudar o comando da Emasa.
Por trás deste objetivo está, segundo uma das fontes, a garantia de pagamento de uma dívida de grande porte que a Emasa tem a empresa Torre, que cuidou da coleta de lixo em Itabuna entre os anos de 2001 e 2004, no governo de Geraldo Simões.
A Torre saiu da cidade alegando ter deixado de receber pagamentos devidos pela Emasa, que à época administrava a coleta de lixo. A ação tramita na justiça até hoje e o advogado da empresa é o atual secretário da Fazenda, Carlos Burgos.
Foi ele que, na semana passada, sentou-se com Brito para discutir os termos de um acordo que beneficie todas as partes. Fonte ouvida pelo jornal A Região afirma que Burgos se comprometeu a esforçar-se para tirar Alfredo Melo da Emasa e garantir a nomeação do empresário Roberto Barbosa.
Os benefícios
Barbosa tem ambição política e dirigir a Emasa, num momento em que a empresa recebe cada vez mais recursos federais para ampliar o sistema de abastecimento e a rede de saneamento básico, seria uma boa alavanca para futuras campanhas.
Mas o deputado Roberto Brito também seria beneficiado com o acordo. Sua atual esposa é sócia da empreiteira. Segundo uma fonte próxima a Burgos, ele facilitaria o pagamento por parte da Emasa, via prefeitura.
Foi Barbosa quem atraiu Burgos e Brito para a empreitada, formando o "BBB" que luta para substituir Alfredo Melo, por sua vez já atacado por gente de seu próprio partido, o PV, de olho no cargo. Toda esta ação contaria com apoio de um grupo de funcionários que está sendo investigado.
A ordem para a investigação foi de Alfredo Melo, irritado com esquemas de desvio de material e verbas que vão do roubo de cloro ao enxerto de horas extras nos contracheques. Por isso estes servidores torcem para a queda do atual presidente da Emasa.
Caso Alfredo Melo seja "eliminado", todos os investigados prometem apoiar a reeleição do deputado Roberto Brito. Até o momento, o prefeito José Azevedo parece alheio a esta luta pela presidência de uma empresa vital para a população de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário